Aqui no blog da Zeus do Brasil, já falamos sobre as barras antipânico e explicamos como elas funcionam. Desta vez, trazemos três curiosidades sobre elas: como surgiram, o porquê do nome e quais são os tipos existentes no mercado.
A origem
Segundo registros, o interesse por ferramentas que, quando ligadas a saídas de emergências, ajudassem as pessoas na fuga de incêndios só começou a partir de 1883, quando 183 crianças faleceram devido a uma porta trancada na saída de emergência, na Inglaterra. Infelizmente, essa tragédia não mobilizou todo o planeta em relação aos cuidados contra o fogo.
Foi com a tragédia do Teatro Iroquois, incêndio que tirou a vida de mais de 600 pessoas pelas portas das saídas de emergências estarem trancadas, em Chicago (EUA), que alertou grande parte dos países a começarem a buscar soluções mais eficazes, a fim de evitar tragédias como essas.
Um dos artifícios desenvolvidos então foi uma fechadura que poderia ficar fechada por fora, mas por dentro ficaria sempre aberta e poderia ser facilmente liberada: a Barra Antipânico, que vem sendo utilizado até os dias de hoje.
O porquê deste nome?
Em situações de perigo, como em incêndios, é comum que a sensação de pânico tome conta, o que muitas vezes acaba se tornando um impeditivo para evacuações, pois o desespero acaba atordoando muitas pessoas, que ficam sem saber o que fazer.
Por isso essas “fechaduras” facilitam tanto a abertura das portas de saída de emergência: elas permitem que as pessoas passem pelas portas sem precisar reduzir a velocidade, apenas fazendo o uso da física e do próprio corpo para empurrar e conseguir abrir a porta com muito mais facilidade.
Quais opções existem no mercado?
O mercado de materiais de prevenção contra incêndios possui dois modelos de barras antipânico, que variam de acordo com os fatores de desempenho, de resistência ao fogo, resistência à corrosão e frequência de uso, além, é claro, de variar conforme a demanda do local em que será instalado.
Os modelos são:
- Barra antipânico com sistema tradicional de acionamento por barra/alavanca;
- Barra antipânico com sistema de acionamento por toque em barra horizontal.
Importante frisar que as barras podem variar seu tamanho de acordo com as dimensões da porta onde serão instaladas, variando entre portas simples ou duplas. Atenção também às as portas corta fogo, que sempre devem ficar destrancadas em sentido de rota de fuga.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Barras Antipânico, entre em contato com a equipe da Zeus do Brasil ou visite nosso site peça agora mesmo o seu orçamento desse esse material tão importante no combate a incêndios!