Você já parou para pensar que prevenir um incêndio é muito mais fácil, mais econômico e menos prejudicial do que combater as chamas? Junto com as perdas materiais, diversos bens podem nunca mais ser recuperados, gerando prejuízos inestimáveis.
E se você já passou por alguma situação dessas recentemente, saiba que é algo que tem se tornado mais frequente com a pandemia de covid-19, exigindo maior atenção em nossos dias. Para se ter ideia, o número de incêndios registrados no estado de São Paulo aumentou 60% em março de 2020, se comparado com 2019.
Entre algumas das principais causas para isso estão a sobrecarga da rede de energia, fiações velhas, mau uso de equipamentos elétricos e descuido com materiais inflamáveis. Neste texto separamos quatro formas de cuidado que você deve tomar no dia a dia da sua casa ou empresa para prevenir um incêndio e não precisar combater as chamas. Vamos lá?
Cuidado com as tomadas e equipamentos elétricos
Acidentes envolvendo curtos-circuitos são bem mais comuns do que você imagina. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), mais de 1.300 casos aconteceram no Brasil entre 2013 e 2016. Os casos dobram de proporção quando comparado com 2017.
A forma mais segura e correta de prevenir que este tipo de acidente aconteça, tanto na sua residência, quanto no seu empreendimento, é evitar que esses equipamentos fiquem ligados após sua utilização. Então, tire todos da tomada quando o uso não for necessário!
Outra forma de inibir os curtos-circuitos é não sobrecarregar as tomadas com vários equipamentos ligados em uma única extensão. A sobrecarga leva a uma explosão de energia, que desencadeia um grande incêndio.
Se você fuma, redobre a atenção
Preocupar-se com bitucas de cigarro não é besteira! Elas estão entre as maiores causadoras de incêndios do país. Para evitar que isso aconteça, não utilize lixeiras como cinzeiros e não as descarte sem antes apagá-las. Os outros resíduos já depositados podem queimar e iniciar um incêndio incontrolável.
Além disso, não fume ao lidar com álcool, gás ou outros produtos inflamáveis. Você não quer correr esse risco, não é mesmo!?
Verifique as fiações elétricas da sua casa
As fiações elétricas da sua casa têm tempo de vida útil limitado, assim como todo equipamento. A falta de atenção a isso, pode resultar em grandes catástrofes! No Brasil, por exemplo, cerca de 54% dos incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros é resultado de problemas na rede elétrica.
Para evitar que isso aconteça, é preciso de um esforço maior. Realize periodicamente a manutenção preventiva em todo o fiamento elétrico e em caso de envelhecimento, é preciso que seja feita a troca.
Invista em um sistema de combate a incêndios
Mesmo tomando medidas preventivas contra incêndios, você ainda assim corre o risco de ser pego de surpresa. Para isso, estar preparado com um sistema de combate a incêndios é a melhor saída.
Esse sistema é composto por itens estruturais, como motobombas de pressurização hidráulica, canalização e instalação de sprinklers, bem como a pressurização de escadas de emergência para a eliminação da fumaça.
Além disso, consiste na instalação de ferramentas que auxiliam em casos de incêndio, como corrimãos, alarmes sonoros, portas corta-fogo e sinalizadores.
E aí? Já começou a pensar nos cuidados que você precisa adotar em sua vida? Lembre-se que com essas medidas estará protegendo a sua vida e a de pessoas que estão a sua volta.
Aproveite também para nos seguir no Facebook e Instagram também para ter acesso a outros conteúdos rápidos e conhecer mais sobre a Zeus do Brasil.