Acidentes com fogo podem ser mais comuns do que imaginamos, além disso, eles podem começar de diferentes formas. Conhecer as principais causas de um incêndio é um dos primeiros passos para podermos prevenir. Neste post, mostraremos alguns pontos importantes para essa discussão, confira!
Afinal, quais são as principais causas de incêndio?
Naturais: São aquelas que ocorrem por ação da natureza. Normalmente acontecem a partir de descargas atmosféricas, combustão espontânea de fibras ou pólvora, condições climáticas secas, convergência solar, entre outros.
Acidentais: São as que acontecem através da ação humana sem a intenção de provocar um incêndio. É aqui que precisamos prestar mais atenção. Neste caso, podem haver algumas causas específicas, como:
- Sistemas de eletricidade com defeito, sobrecarga de energia, curto-circuito, gatos na fiação, entre outros;
- Objetos que produzem chamas, brasa ou faísca, como cigarro, vela, palito de fósforo, fogos de artifício, etc;
- Vazamento de gases ou líquidos inflamáveis.
Criminosas: São as ações intencionais do ser humano em causar um incêndio. Alguns exemplos são: queimar lixo ou entulho no quintal de casa, queimar a vegetação em terrenos baldios, etc.
Portanto, das 3 maiores causas, duas têm relação direta com as ações humanas, ressaltando a importância de conhecermos e mudarmos hábitos do cotidiano.
Como prevenir um incêndio?
No caso de situações naturais é bastante complicado prever quando um incêndio acontecerá. Um dos casos possíveis de agir com precaução são nas descargas atmosféricas, os famosos raios. Aqui na Zeus temos sistemas de para-raios que diminuem os riscos de acidentes domésticos, porém, quando acontecem na natureza, não há como prevenir, pois é praticamente impossível prever onde e quando um raio cairá em determinado local.
O principal ponto é estar atento ao que acontece à sua volta, para que caso haja alguma emergência, você consiga acionar o corpo de bombeiros antes que o incêndio tome grandes proporções.
São nas situações acidentais onde podemos e devemos prevenir.
Em casos que envolvem a eletricidade, procure por profissionais eletricistas. Essa é sempre a melhor maneira para evitar acidentes.
Para todos os objetos que produzem chamas, faísca ou brasa, verifique sempre, após o uso, se estão completamente apagados e descarte-os no local adequado.
Para gases e líquidos inflamáveis, sempre os armazenem nos locais corretos e, dependendo da situação, como tubulações ou armazenamento de gás, procure uma empresa especializada, como a Zeus do Brasil.
Quando o assunto é incêndio criminoso
Sobre questões relacionadas ao incêndio criminoso, o primeiro ponto que você precisa lembrar é: o ato é criminoso e caso seja você quem estiver promovendo o incêndio, se for denunciado ou pego em flagrante, terá que responder legalmente pelas suas ações.
E vale sempre ressaltar que, como mencionamos, das 3, duas situações que envolvem emergências são através de ações humanas. Portanto, a consciência é uma das maiores aliadas ao usar qualquer produto inflamável, outra dica é investir em equipamentos que ajudem a evitar incêndios. Aqui na Zeus do Brasil temos um amplo catálogo de produtos como portas corta-fogo, alarme de incêndio, hidrantes e extintores.
Visite a loja da Zeus do Brasil mais próxima ou confira o nosso site. Estamos aqui para preservar a sua saúde com proteção e segurança.