Como funciona uma porta corta fogo industrial?

Para um projeto preventivo de incêndio ser completo, ele precisa contar com portas corta fogo adequadas para cada ambiente. E com os galpões, áreas industriais, centros de distribuição, docas etc. não é diferente, afinal, esses são tipos de edificações que mais necessitam de soluções em preventivos de incêndio.

Isso porque, um pequeno foco de incêndio fora de controle pode provocar grandes perdas materiais e pôr muitas vidas em risco. As portas corta fogo industriais realizam a compartimentação de setores com a finalidade de impedir, em caso de incêndios, que as chamas passem de uma área para o outra tomando grandes proporções rapidamente.

Assim, as portas cortas fogo industriais ajudam a isolar o fogo por tempo suficiente para que o combate às chamas seja realizado com eficiência, minimizando os danos.

Mas, como as portas corta fogo industriais funcionam na prática?

As portas corta fogo industriais da fabricante Portex - empresa do grupo Zeus do Brasil -, por exemplo, são compostas por chapas flandres de metal e núcleo de madeira tratada. Essa madeira passa por um rigoroso controle de qualidade, que garante que ela tenha um baixo nível de umidade evitando prejuízos ao produto final.

Desse modo, as portas industriais conseguem resistir por 240 minutos de exposição direta às chamas.

Diferente das portas corta fogo para saídas de emergência de edifícios residenciais e comerciais, as portas industriais vão passar mais tempo abertas permitindo a transição de materiais e máquinas, por exemplo. Por esse motivo, elas contam com duas possiblidades de acionamento:

Eletroímã

Assim como nas portas de saída de emergência, nas portas corta fogo industriais o eletroímã se mantém em contato com a central de alarme de incêndios do galpão. Porém, neste caso o ele mantém a porta aberta, e quando acionado pelo alarme, é desarmado automaticamente fechando-a para impedir que o fogo se espalhe. 

Elemento Termossensível

Essa é uma peça que possui um elemento com sensibilidade térmica. Ou seja, ele é acionado pelo calor. Na prática, ele também mantém a porta aberta até que haja uma situação de incêndio. Nesse caso, quando o calor chega a uma determinada temperatura, próximo de 70ºC, o elemento termossensível se rompe liberando o fechamento da porta evitando a propagação das chamas para outros setores.

Como saber quais desses acionadores é o melhor para minha porta?

Antes de determinar qual usar, você precisa saber que as portas corta fogo industriais ainda contam com três diferentes sistemas de fechamento, escolhidos conforme a necessidade do projeto. São eles os sistemas de giro, correr e guilhotina.

Porta Corta Fogo Industrial de Giro

As portas de giro possuem o fechamento feito por dobradiças de pressão. Elas podem ser de folha simples ou dupla, e são fechadas automaticamente pelas dobradiças. Neste modelo, pode ser utilizado o eletroímã para o acionamento de emergência. Mas atenção: essa porta só pode ter até 9m² de área. 

Porta Corta Fogo Industrial de Correr

A porta corta fogo de correr possui o fechamento horizontal.  Seu sistema conta com trilhos, pesos e contrapesos, acionados com o elemento termosensível, elemento termosensível + eletroímã, ou apenas eletroímã. É um dos modelos mais utilizados em galpões e indústrias, porém é necessário um espaço maior de parede em relação ao vão para receber todo o seu sistema. Nesse caso, a porta pode chegar até 25m² de área. 

Porta Corta Fogo Industrial Guilhotina

Já a porta corta fogo industrial de modelo guilhotina conta com o fechamento vertical, de cima para baixo. Seu sistema é semelhante ao da porta de correr, com trilhos, peso e contrapeso, e também pode ser acionada por elemento termosensível, elemento termosensível + eletroímã, ou apenas eletroímã. Assim como a porta de giro, o modelo guilhotina também possui limite de 9m² de área.

Outro ponto importante a ser destacado é que mesmo sendo portas de grande porte e peso, as portas corta fogo industriais podem ser abertas manualmente. Desse modo elas permitem a saída das pessoas, em concordância com as normas reguladoras.

As Portas Corta Fogo da Portex do Brasil

Desenvolvidas com rígido sistema de qualidade, as portas corta fogo da Portex seguem os padrões exigidos pelas normas internacionais, para garantir a aprovação e segurança do seu empreendimento.

Todo o processo de fabricação é acompanhado de perto por engenheiros especializados e, caso das portas corta fogo industriais, a instalação também é realizada por instaladores especialistas da Portex, e acompanhada pelo nosso time de engenharia.

Tudo para garantir o melhor produto e a melhor instalação para cada projeto.

E, aí? Gostou desse conteúdo? Compartilhe com um amigo. E aproveite para encontrar a porta corta fogo ideal para o seu projeto com a Portex do Brasil. Fale agora com a nossa equipe e deixe a gente ajudar você.