Comemore as festas em segurança e com ajudinha dos produtos da Zeus
Fim de ano chegando e, com ele, começam as típicas confraternizações, tanto de amigos quanto com a família. Mas você sabia que neste período também aumenta o número de acidentes de incêndio? Isso mesmo. Por esse motivo, separamos algumas situações que podemos evitar.
Essas situações podem ocorrer dentro de casa ou até mesmo em um lugar maior, como em um prédio residencial ou comercial. Por essa razão, é sempre importante verificar se todos os equipamentos instalados estejam dentro da validade ou se estão aptos para o funcionamento.
Nesses casos, o tempo pode ser o melhor aliado para a segurança.
As melhores maneiras de se prevenir um incêndio
Nesta época do ano, os prédios residenciais e comerciais têm o hábito de decorar para as festas de fim de ano. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar esses pequenos acidentes – considerados domésticos.
Separamos algumas formas para você se atentar e impedir um acidente:
- Não sobrecarregue uma tomada.
- Cuidado ao utilizar os pisca-piscas.
- Tenha cautela com o uso de velas.
- Atenção aos fogos de artifícios.
Para casos mais graves, os equipamentos da Zeus estão aí para ajudar a conter o incêndio.
Equipamento certo na hora certa é com a Zeus do Brasil
Alguns equipamentos são primordiais para impedir o aumento do fogo nos acidentes, tanto nas residências como nas empresas. Pequenos sinais de alerta podem facilitar a desocupação dos ambientes.
Você sabe quais são os equipamentos certos e para que serve cada um deles? Listamos alguns que consideramos indispensáveis nos momentos dessas ocorrências.
1 - Detectores de fumaça
Esses tipos de aparelho servem para detectar a fumaça proveniente de um possível início de incêndio, acionando o sistema de alarme. Os aparelhos mais modernos, inclusive, podem avisar as brigadas de incêndio ou bombeiros da região, o que pode evitar maiores problemas.
2 - Sprinklers
Esse dispositivo é um conjunto de chuveiros hidráulicos, que ficam ligados a um sistema de água. Em caso de incêndio, os chuveiros são ativados para combater as chamas. A maioria dos sistemas é ativada automaticamente com o rompimento das ampolas/bulbos, pois eles são feitos de vidro e, devido ao aquecimento da temperatura do ambiente, se quebram.
3 - Caixas de Mangueira
Geralmente as caixas ficam distribuídas por toda a edificação e bem sinalizadas para que qualquer pessoa possa identificá-las automaticamente. Dentro delas, existem itens necessários aos bombeiros para o controle de situações de incêndio.
Elas são o ponto-final da rede de hidrantes e ficam pressurizadas por meio da tubulação de incêndio e do sistema de motobombas.
4 - Extintores
Existem vários tipos de extintores, usados em diversas áreas das edificações, e cada classe de extintor é destinada a combater um tipo de incêndio definido pelo tipo de combate e pelo tipo de material.
-
Extintor Tipo A: para materiais sólidos;
-
Extintor Tipo B: para líquidos e gases inflamáveis;
-
Extintor Tipo C: para equipamentos elétricos/eletrônicos energizados.
E, para saber mais informações sobre os equipamentos, é só entrar em contato com a gente.