Fique atento ao ambiente onde a linha de gás foi instalada. Dê atenção a ventilação deste espaço, garantindo que existam janelas e portas próximas e de fácil acesso.
O ditado já diz e todo mundo sabe: prevenir é melhor do que remediar. E em situações que a sua vida e a de outras pessoas pode estar em risco, o cuidado deve ser redobrado. Esse é o caso, quando o assunto é linhas de gás em edifícios e condomínios.
Para evitar problemas realmente sérios, é necessário que você realize inspeções e manutenções regularmente nas redes de gás. Conheça os cuidados que você deve manter e como proceder ao perceber falhas. Dá só uma olhada:
Cuidados na instalação
Está instalando uma nova linha de gás no seu prédio? Então procure um profissional qualificado! Pois ele sabe quais são as normas técnicas de segurança exigidas nesses casos, quais os materiais e locais indicados para a instalação. Ele ainda pode emitir um laudo de conformidades, o que é mais uma garantia, afinal, qualquer problema nas linhas de gás, pode causar riscos à sua segurança e de todos os demais.
Para instalação de botijão, você sempre deve comprar de revendedores autorizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e garantir que a instalação seja feita por um técnico credenciado. Já para fogões e aquecedores, um dos principais cuidados que se deve ter é referente à válvula de bloqueio e ao tubo flexível, que precisam estar sempre dentro da validade e com fácil acesso, para que em casos de emergência, você possa desligá-la.
Cuidados com os ambientes
Você também deve se precaver em relação ao ambiente onde a linha de gás foi instalada. Por isso, dê atenção a ventilação deste espaço, garantindo que existam janelas e portas próximas e de fácil acesso. Além disso, confira também se existem materiais de controle de incêndio, como extintores, por perto.
Se o gás for usado em aquecedores de água, instale chaminés, para que os gases da combustão sejam enviados para fora. Nestes casos, a chaminé seja tipo T ou tipo Chapéu Chinês. Esse modelo garante o retorno de resíduos ao ambiente onde está o sistema de aquecimento. Se for possível, escolha aquecedores com sistema de exaustão forçada.
Inspeção e manutenção
O seu edifício tem menos de 15 anos? Então faça uma vistoria anualmente na rede de gás, recomendada nesse caso. Já em condomínios que passam dos 15 anos, a inspeção deve ser feita com mais frequência. Isso porque, problemas como ferrugem, falta de válvulas de bloqueios manuais, pintura desgastada, vazamentos de gás e outros defeitos podem causar grandes problemas, até mesmo um risco maior de explosão.
Se você notar algum dos problemas citados no parágrafo anterior, na sua rede de gás, entre em contato com um técnico especializado para que ele faça uma vistoria completa. Além disso, ao final da inspeção, peça um laudo de conformidade com as normas da ABNT, regras do Corpo de Bombeiro e da legislação da sua cidade.
Seguindo esses protocolos e dicas, você garante mais segurança para todos. E não se esqueça, a maior variedade de produtos para redes de gás, com a melhor qualidade, você encontra na Zeus do Brasil.